Vale a pena usar o Revit em Português?

A principal diferença entre o Revit versão em Português para o Inglês é a tradução de todos os comandos do programa. Mas eu não estaria fazendo um artigo inteiro sobre isso se não houvesse alguns pontos que os usuários do Revit PT-BR devessem se atentar. Embora a mudança de um para o outro seja basicamente a tradução, é justamente por conta disso que podem surgir alguns problemas ao utilizar o programa fora do seu idioma próprio. É o que destacarei nesse artigo.

1- QUAIS OS PROBELMAS DO REVIT EM PORTUGUÊS?

 

Você já deve ter imaginado que, com a principal diferença entre as duas versões sendo o idioma, o problema esteja majoritariamente nos erros de tradução. Daí você pode levantar a questão:

 

“Mas FaBIM, isso não é só uma questão estética?

Infelizmente não. Costumo brincar e dizer que os tradutores se empenharam com a tradução do Revit. Erros estéticos podem sempre acontecer, mas eles fizeram mais que o necessário. Além de haver alguns comandos no Revit que são traduzidos, não existe uma tradução específica para o Português. Há comandos que ao serem ativados surgem erros e outros bugs, principalmente quando se trabalha utilizando o software nas duas versões. Isso acontece porque foi traduzido também as categorias dos objetos do Revit que são associadas à algumas nomenclaturas.

 

Sempre gosto de contar uma história que aconteceu comigo. Estava dando aulas e sem querer instalaram no computador a versão Português do programa. Eu não gosto e nem aconselho que façam isso, mas para “não perder tempo” eu deixei que mantivessem essa versão. Mais à frente, no cursos, precisei compartilhar as Schedules (tabelas do Revit) entre os alunos. Mas percebi que as Schedules não apareciam para os alunos que estavam com a versão PT-BR e as Tabelas não apareciam para aqueles que estavam com a versão ENU (inglês). Também tenho conhecimento de outros erros como tradução de materiais e alteração de nomenclaturas em tabelas geradas no PT-BR e enviadas para um ENU.

 

Outro ponto é que, se você é acostumado a usar plugins na versão em português, isso fica consideravelmente difícil, pois alguns não encontram suas associações e acabam deixando de funcionar ou não funcionando muito bem.

2- AS VANTAGENS DO REVIT EM INGLÊS

Apesar de todos os problemas apresentados da versão em Português, pode ser que ainda surjam dúvidas sobre a real necessidade de usar o idioma nativo do programa, então aqui vão algumas vantagens de fazer isso:

 

Evita erros e bugs que já não foram corrigidos. Por exemplo, se você trabalha parecido comigo, você não muda o ano de versão assim que uma nova versão sai, não é? Eu sempre preciso esperar, porque, além de não poder mudar de versão sem que todos que estão envolvidos no mesmo projeto mudem, sei que toda nova versão pode haver alguns erros inicialmente, então sempre prefiro esperar um tempo hábil para que eles sejam corrigidos. No em PT-BR isso é mais difícil de ser resolvido.

 

-Me garante uma biblioteca quase infinita de plugins. Os plugins ajudam demais o meu dia a dia de trabalho no Revit. A integração já me oferece inúmeras oportunidades, mas os plugins potencializam ainda mais isso. E, nesse caso, a maioria é feito no idioma Inglês e para a versão “original” do Revit, assim, eles acabam não funcionando muito bem em outras versões. (Se você não sabe ainda dessa biblioteca acessa o artigo “PLUGINS: um dos múltiplos 10x da nD – TOP 5“)

 

-Proporciona que você avance e eleve o nível e qualidade dos seus projetos. Você só encontra material bom de cunho avançado em Inglês para o Revit, principalmente aqueles que trabalham com integração entre as disciplinas (o método mais avançado). Então, já usando o programa em Inglês, vai evitar que você veja os materiais e fique tentando adivinhar de qual comando em Português a pessoa está falando.

 

No trabalho integrado, todos devem utilizar a mesma versão para evitar que erros e bugs, como os que eu já falei, ocorram. E a maioria das pessoas utilizam da versão em Inglês.

3- LEMBRE-SE QUE A SUA DIFICULDADE PODE NÃO SER SÓ O IDIOMA

Muitas pessoas se veem “obrigadas” a recorrer à versão Português, por não saberem ou acharem difícil entender os comandos e instruções do Revit em Inglês. Mas, você já pensou que essa dificuldade vai um pouco além da linguagem? Todos os comandos do Revit, dos anos de versões mais atuais, acompanham duas ferramentas ótimas: a primeira é a Tooltip e a segunda é uma ramificação dessa, a Help. A primeira aparece quando você pára o mouse em cima de um comando e assim, abrem-se instruções de vídeo e texto para lhe explicar brevemente como aquele comando funciona, como na figura 1.

Figura 1 - Clique para ampliar

A ferramenta “Help” (figura 2) aparece caso você, com o mouse em cima do comando, clique no botão F1 do teclado (Figura 1, onde tem “Press F1 for more help”). A ferramenta abrirá uma página no seu navegador e dará mais instruções em texto e gifs sobre como utilizar o comando. Se você estiver no Revit em Inglês, a página estará em Inglês, mas você consegue mudar o idioma tranquilamente apenas alterando de ENU para PTB no canto superior direito da página. 

Até hoje eu uso essas ferramentas para ver novas possibilidades de utilizar os comandos e sempre recomendo-as para os meus alunos!

Figura 2 - Clique para Ampliar

Pronto, com esse conteúdo você já dá um grande salto na inteligência e automação do seu projeto.

Caso deseje SABER TUDO sobre o assunto, você vai precisar fazer o MÓDULO AVANÇADO DO REVIT do meu curso de Revit.

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe:

CNPJ: 14369349000100

Desenvolvido por  Paulo Web Sites

plugins premium WordPress
Pesquisar
TEM CUPOM DE 20% SÓ PARA VOCÊ QUE LEU ATÉ AQUI
Preencha as informações abaixo para receber no seu email o desconto em treinamentos no Revit
Marketing por